segunda-feira, 2 de julho de 2007

MUSEU EXPOSIÇÕES 2007

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Na semana da florada das cerejeiras do Japão no Arboreto 500 Anos no Horto Florestal, o museu em sintonia com as festividades, expõe pelo segundo ano consecutivo a exposição''

''TEMPLOS E PALÁCIOS DO JAPÃO''

Além das maquetes de templos e palacios que pertencem ao consulado japones, também em exposição, fotos das floradas anteriores, banners com textos explicativos sobre o plantio do Arboreto 500 anos, consorciado com o plantio da cerejeiras do Japão, desde o inicio até o seu ultimo ápice em flor.

A exposição é aberta ao público gratuitamente.
Local: piso inferior do Museu.


Maquetes de Templos e Palácios do Japão

Período:
03 a 29 de julho de 2007




...abertura da exposição''
MAQUETES DE PALACIOS E CASTELOS DO JAPÃO''

, representantes de comunidades japonesas cortaram a fita de descerebramento simbólico, a esquerda a diretora responsável do Museu Roselaine B. Machado.






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03 de junho de 2007

ESTA ABERTA A NOVA EXPOSIÇÃO NO MUSEU FLORESTAL

AXIOS
um olhar sobre a cidade de São Paulo
A exposição de xilogravuras de Alfonso Ballestero, traz 29 obras em grandes dimensões da série Axios, trabalho que é o tema do doutorado em Artes que o autor conclui na ECA/USP, sob a orientação de Evandro Carlos Jardim.

Período:
de 03/06/07 a 08/07/07

A obra de arte única e exclusiva, sempre foi privilégio de poucos... Com apossibilidade da reprodução de trabalhos artísticos em série (gravuras, fotografias, filmes, etc.), muitas pessoas tem podido ter acesso às realizações de excelentes artistas. A xilografia é o mais antigo veículo gerador de imagens, do qual se originaram os demais processos multiplicadores.

É possível comparar as matrizes xilográficas a carimbos, onde uma superfície perfeitamente reta e lisa recebe um desenho invertido (ao contrário) para que após a impressão na folha de papel (ou outro suporte), apareça na posição desejada. As linhas do desenho serão transpostas para a superfície da madeira, perfeitamente reta e lisa, sendo transformadas em relevos após o processo de escavação (escultura), com ferramentas cortantes (formões e goivas). Após a impressão, será possível reproduzir no suporte (papel, etc.), as formas do desenho em áreas negras ou com diversos tons de cinza, assim como obter áreas contrastantes que, por serem mais aprofundadas na matriz de madeira não receberão tinta, permanecendo da cor do suporte (brancas, etc.).

A técnica da xilografia já utilizada na China, Índia e Egito antigo para produzir estampas para tecidos, chegou à Europa no início da Idade Média, e se tornou uma linguagem artística, aprimorada até o seu apogeu no século XVIII, na França eInglaterra.No Brasil, na década de 1940, pelas suas possibilidades expressivas a xilografia, alinhada a tendências neo-expressionistas, passa a ocupar um lugar especial, destacando-se por essa técnica artistas como Oswaldo Goeldi e Lívio Abramo, entremuitos outros.

Curadoria de Mozart Alberto Bonazzi Da Costa

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Alfonso Ballestero, o expositor
Artista Plástico e Professor, graduado em Educação Artística na Faculdade de Belas Artes deSão Paulo (1997/1999); pós-graduado (Mestrado), na Escola de Comunicações e Artes da USP(2000/2003); onde conclui o doutorado em ArtesPlásticas.Além de ministrar aulas práticas em várias modalidades das artes plásticas em seu Atelier deArtes desde 1990, tem atuado como professor em instituições como a Unesp, Universidade São Marcos, Associação Rodrigo Mendes, etc. Tem participado de diversos cursos, seminários e congressos, em instituições como a Pinacoteca do Estado de São Paulo, Malaca Instituto, Sesc, Fundação Bienal de São Paulo, Mostra do Redescobrimento Brasil +500 Anos,desenvolvendo pesquisa e produção de materiais multissensoriais para públicosespeciais.Tem ministrado Palestras e comunicações em congressos nacionais e internacionais sobre o ensino da arte e as didáticas multissensoriais.Vem participando de exposições individuais e coletivas no Brasil e no Exterior, comoo Tributo a Arthur Bispo do Rosário, Faculdade de Belas Artes de São Paulo, 1999;Chapel Art Show – 2002; Movimento em Branco,individual com caráter inclusivo com obrastridimensionais para o toque. Juiz de Fora, MinasGerais. 2004 e São Bernardo do Campo, São Paulo.2005. Entre as suas publicações, encontram-sediversos artigos escritos para jornais, revistas e anais de congressos.
A exposição vai de 03/06/07 a 08/07/07

OBRAS EM EXPOSIÇÃO


making off :


o público em geral, apreciando as obras surprenderam-se com os detalhes, a definição de cada traço, o riscado a mão, a minuciosidade do artista, o tema, tudo foi notado com a precisão, nos modos de cada um, parabéns Alfonso Balestero, foi muito honrada a sua arte no museu......





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EXPOSIÇÃO DE HOLOGRAMAS NO MUSEU FLORESTAL

Abre domingo dia 15 de abril de 2007 permanecendo até 15 de maio.
Na sala Antonio Óppido no piso inferior do museu. A exposição é aberta ao público de segunda a sexta das 9:00 as 16:30 \ domingos das 10:00 as 15:30 hs.

Ricardo Giacon é funcionario junto a administração do parque '' Alberto Loefgreen''colecionador e conhecedor das técnicas da holografia se propos a expor sua coleção particular de hologramas e dividir momentos de contemplação de imagens em 3d.

A holografia é uma técnica visual que fotografa em três dimensões. A teoria e os princípios foram desenvolvidos no século XX, final da década de 40, pelo cientista húngaro Dennis Gabor.Os termos holografia e holograma foram criados pelo Dr. Gabor e são originários das palavras gregas holos e gramma, significando “mensagem completa”. Inicialmente, ele trabalhava em um projeto visando melhorar a qualidade da amplificação do microscópio eletrônico.Embora legíveis, os primeiros hologramas produzidos continham muitas imperfeições porque não havia uma fonte de luz correta para utilizar em sua produção.

Com a invenção do laser, na década de 1960, tornou-se possível produzir hologramas com melhor qualidade. Sua produção é complexa, envolve conhecimentos específicos e equipamentos sofisticados para sua confecção.Desde então a holografia continua em estudo e tem sido aplicada nas mais diversas áreas e finalidades, como: artística, médica, engenharia, marketing e propaganda em campanhas promocionais, segurança contra falsificação como cartões de crédito, selos de segurança, ingressos de shows, impressos, computadores, televisão e filmes tridimensionais, etc.Em reconhecimento ao seu invento, o Dr. Denis Gabor foi premiado em 1971 com o Nobel da Física.

Expositor e coleção: Ricardo Marcelo Giacon
A visitação da exposição de HOLOGRAFIA foi muito bem aceita pelos visitantes, tanto adultos quanto crianças que ao comparecer, tiveram mais esta oportunidade de interação de lazer e cultura que o Museu Florestal proporciona e teve mais uma vez, com mais esta mostra esxposta ao público os seus objetivos alcançados.

publico:




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02 de abril de 2007
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EXPOSIÇÃO

BONSAI E SUISEKI
No dia 1º de abril de 2007 aconteceu o 1º curso de montagem de bonsai no Museu Florestal
Encerrou com chave de ouro a exposição '' BONSAI E SUISEKI'' no MuseuFlorestal, terminou num belo domingo de sol tendo ao ar livre a finalização do curso de montagem e manutenção do BONSAI a arte milenar, ministrado pelo sr JIM o expositor, professor e colecionador de bonsais e suisekis (pedras provenientes de rios, cascatas e córregos com formas de objetos, animais e pessoas, todas esculpidas pela própia ação das águas) .Na aula prática os alunos inscritos que ja tinham participado das duas primeiras aulas teóricas que aconteceram no piso inferior do museu na mesma sala que abriga a exposição tiveram a oportunidade de aprenderem a arte milenar de como montar a sua própia '' ÁRVORE DA VIDA'' como é chamado o bonsai. Na aula prática puderam tirar as dúvidas de como fazer as podas e as regas, aprenderam ainda que ''_é com paciência e carinho que se cuida melhor da sua árvore como se fosse seu novo filhinho'' palavras do professor Jim.

Domingo 1º de abril o curso de bonsai no horto florestal não era mentira, o dia quente e ensolarado convidou todos os participantes a aceitarem a idéia de fazer a aula na parte externa do museu ao ar livre, com muita atenção alunos e alunas interavam-se no que ia sendo ministrado pelo professor JIM muito atencioso e cheio de técnicas da arte de miniaturizar as árvores . Para as aulas o professor trouxe todo o material, as plantas, vasos e todo os substratos nescessários a montagem. A adubagem é muito importante na independencia da planta e a sua subsistência se faz na aclimatação e formatação de um ser que cresceria no seu tamanho natural diminuir no tamanho devido ao pequeno espaço plantado. O professor Jim é de origem coreana, herdou o conhecimento da arte do bonsai da sua familia ja desde os tempos de criança e continua a preservar essa arte milenar de lidar com a natureza mesmo dentro de um pequeno vaso...

BONSAI E SUISEKIS NO MUSEU FLORESTAL '' OCTAVIO VECCHI 2007

Durante a aula que era gratuito sem nenhum custo, os alunos participantes sugeriram ao mestre coreano da arte milenar do bonsai que JIM ministrasse uma aula prática a fim de mostrar ao vivo a elaboração de como montar um bonsai, o professor aceitou, mas haveria um custo que aceito deu se assim o 1° curso de bonsai no Horto Florestal no dia 1° de abril.

FOTOS DA EXPOSIÇÃO


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